sábado, 8 de novembro de 2008

TRIO JUAZEIRO

.
O Trio Juazeiro foi um dos maiores trios da história do forró do Brasil. Sua trajetória teve inicio em 1967, quando Mocotó, Ligeirinho e Guilherme acompanhavam artistas como Zé do Baião e Seus Meninos.
.

Mocotó Triângulo e voz
.

Devido ao grande talento, logo foram convidados para participar da coletânea "Uma Noite no Forró", produzida por Mario Zan, onde as duas faixas mais executadas "Vôo de Tutano" e "Uma noite no Forró" eram do trio. Daí para a gravação do primeiro LP solo foi um pulo.
.

Mestre Guilherme, sanfona e voz

.
Com o grande sucesso que faziam, logo foram contratados pela gravadora Continental, e ao mesmo tempo iniciaram uma série de excursões com Genival Lacerda, chegando, inclusive, a fazer apresentações em países da América Latina, como: Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Guiana Francesa entre outros. No período de 77 a 85 gravaram 5 discos.
.

Ligeirinho, zabumba e voz

.
Depois só voltaram a gravar em 1993, quando lançaram "A Volta do Trio Juazeiro", já sem o sanfoneiro Guilherme que havia saido do trio.
.

.
Esse inicio da década de 90 foi difícil para a maioria dos trios de forró que perderam mercado para o forró eletrônico e com o Trio Juazeiro não foi diferente.
.

.

Com o inicio do fenômeno chamado pela mídia de "Forró Universitário" o trio voltou a aparecer em destaque, inclusive com a gravadora EMI, lançando pela coleção Raízes Nordestinas, uma coletânea com os maiores sucessos do trio, como: Pedaço de Fulô, Amor Coado e Taturana. Durante essa grande fase do forró paulista a formação do trio foi sempre a mesma. Mocotó, Ligeirinho e Carneiro do Acordeom. Hoje o Trio Juazeiro apresenta-se em várias casas de forró aqui na região sudeste com sua formação original.
.
(Biografia escrita por Fernando Nogueira, produtor do Forró de Respeito, SP)

Nenhum comentário: