sábado, 4 de outubro de 2008

OS FILHOS DO NORDESTE


Os Filhos do Nordeste de grande expressão de âmbito nacional teve grandes músicos em suas formações e até hoje alegra não só o publico de meia idade, como também jovens universitários que estão sempre presentes em seus eventos.

Bacural o percussor da banda inicio sua carreira tocando com o TRIO LUAR DO SERTÃO em 1978 tocando zabumba. Quando saiu do trio luar do sertão Bacural passou a tocar em praças e algumas casas de show até resolver chamar alguns músicos e criar um trio.

Em 1977 foi formado o trio “OS FILHOS DO NORTE” com Bacural no acordeon, Tizil na zabumba e Zé da Ema no triângulo e vocal, gravando seu 1ª LP pela gravadora Polygram.


Tiziu, Zé Cacau e Bacural

Alguns anos após o trio adotaram o nome de Filhos do Nordeste mudando seus integrantes para Bacural no acordeon, Tiziu na zabumba e Zé Cacau no triangulo e vocal, gravando nesta formação 2 LPS pela gravadora Ariola.

Zé Matias, Durval (zabumba),
Carlinho Calixto (triângulo) e
Tizil (pandeiro), Bacural (sanfona)

Em 1979, Zé Cacau saiu dos Os 3 do Nordeste e fez uma gravação com Os Filhos do Nordeste, mas devido a um acidente onde Cacau veio a falecer o trio teve que se recompor mais uma vez, Bacural e Tizil chamaram Palito para integrar o grupo. Dai por diante o trio passou por varias formações.

Filhos do NE no Programa da TVE


O trio foi registrado oficialmente em agosto de 1981 no Rio de Janeiro. De lá pra cá teve passagem pelo trio: Caçote no triangulo e vocal,Zé Batista na zabumba,marronzinho no triangulo e vocal,Pezão na zabumba, sendo que atualmente o trio é formado pelos paraibanos Severino Sergio - Bacural (sanfona), Roberto (zabumba) e o cearense Joaquim Jacinto Neto - Jacinto (triângulo). Bacural permanece no trio desde a primeira formação.


O trio tem 32 anos de carreira com 19 (entre lps e cds) gravados.



Nesse ano de 2008, lançaram o cd “Morrendo de Paixão", com 13 faixas, incluindo sucessos como: Quem ri sou eu (Tonico) gravada originalmente com o nome de “Tudo que você fez”, Banho de açude (Chico Amaro), Bata nêgo” (Elino Julião - Severino Ramos) além das inéditas “Na força do zabumba” (Regio Cabrochar - Carlos Mendes) e o xote “Ciúme do ET” (José Roberto).


(Agradecimentos para Katrina filha de Bacural que ajudou com as informações e fotos sobre o trio)

Contato para shows:
(021) 9299-6874 - Bacural

Nenhum comentário: