sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CLÃ BRASIL


O Grupo musical paraibano Clã Brasil lançou cinco CDs e um DVD em cinco anos de existência. E já se apresentou nos principais palcos do nordeste brasileiro e no exterior. Com uma apresentação dessa quem não conhece não pode imaginar se tratar de um grupo de quatro meninas, que começaram ainda crianças e hoje adolescentes, têm um currículo musical de dar inveja.
Elas são: Lucyane Pereira Alves; Laryssa Pereira Alves; Lizete Pereira Alves (três irmãs) e Fabiane Fernandes.


Para quem acha que é mais um grupo exótico por ser formado meninas que começaram criança. Apresento as meninas virtuosas:
.

Lucyane é universitária, sanfoneira e vocalista, iniciou os estudos de teoria e prática aos quatro anos de idade, na escola Antenor Navarro em João Pessoa - PB e no curso de extensão da UFPB. Estudou piano durante quatro anos. Toca outros instrumentos musicais como violino, fole de 8 baixos, contrabaixo, violão e cavaquinho.

Laryssa cursa medicina – UFPB, Zabumbeira, violinista, percussionista e vocalista. Iniciou os estudos de teoria e prática aos quatro anos de idade, na escola Antenor Navarro e no curso de extensão da UFPB.

Lizete 2ª série do 2º grau. Flautista e vocalista. Iniciou os estudos de teoria e prática musical aos quatro anos de idade, na escola Antenor Navarro e no curso de extensão da UFPB. Fabiane 3ª série do 2º grau. Cavaquista e vocalista. Iniciou os estudos com o seu pai, o maestro Chiquito e continua estudando guitarra na escola do Rotary. E faz parte da Orquestra "Metalúrgica Felipéia" como guitarrista. O grupo tem como músicos de apoio: José Hilton Alves (Badu) – Violão de 7 Cordas / Vocal e Maria José Pereira Alves – Triangulo \ Vocal, que são os pais de: Lucyane, Laryssa e Lizete. E Francisco Filho – Percussão.



.
Elas tocam o forró, baião, xote com tríade Sanfona – Zabumba – Triângulo acrescentando instrumentos (flauta, cavaquinho e violão de 7 cordas) que lembram os regionais de Choro. Essa formação mostra a pesquisa histórica delas em saber que esses instrumentos faziam parte das salas e salões de forró devido à popularização no passado dos regionais de Choro e grupos de Samba. (Bibliografia site Ritmo e Melodia por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa)

Nenhum comentário: