sábado, 19 de julho de 2008

XOTE

Xote é uma dança de procedência alemã। Seu nome original é Schottisch, uma palavra alemã que significa escocesa, entretanto, nada tem a ver com a Escócia, como muitas pessoas afirmam। (Grove's Dictionary of Musuic and Musicians, 5 Edição, 1955)


Segundo Baptista Siqueira, a Scottisch chegou ao Brasil no início da década de 1850. De início, a dança era executada nos salões aristocráticos do Segundo Reinado incorporando-se depois às funções populares urbanas, passando a ficar conhecido como Xótis e finalmente o Xote.

Os escravos, que assistiam de longe os bailes de seus patrões, foram guardando de memória os passos e movimentos da dança. Quando fundaram a Irmandade de São Benedito, o Xote tornou-se a dança mais representativa do povo Bragantino.

Os originais movimentos da dança Schottisch, já não existem mais, pois foi introduzida a jinga dos escravos, que deu mais desenvoltura aos dançarinos, mais volteios e maneios ritmados, que valorizaram o efeito visual e despertou muito mais o interesse dos espectadores.

O Xote é uma das modalidades do forró.

O Xote é a dança mais popular do Nordeste do Brasil, executada na maioria dos bailes populares.

Nenhum comentário: