Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorriam no mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No príncipio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos, portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, a festa tinha uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, características típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Ja à tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para fabricação de fogos.
Da peninsula Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (índigenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário